Interface totalmente modificada, aceleração de hardware e outras novidades no navegador da Microsoft
Amado por muitos, odiado por tantos. De uma forma ou de outra, o Internet Explorer ainda é o navegador mais utilizado do mercado e acaba de chegar a sua nona versão. Depois de muitos anúncios e uma gigantesca expectativa criada em torno de seu lançamento, o IE9 vem repleto de novidades para recuperar a popularidade perdida.
A recém-lançada versão RC do navegador traz todos os recursos prometidos pela Microsoft e mostra que a empresa fez a lição de casa e ouviu as reclamações dos usuários, corrigindo um de seus maiores problemas: a velocidade. Assim, o Internet Explorer 9 vem muito mais rápido que suas versões anteriores.
Atenção: assim como já aconteceu com a nova versão do Windows Live Messenger, o Internet Explorer 9 não é compatível com o Windows XP ou versões anteriores a ela. Se você for usuário desses sistemas, o recomendado é que você continue a utilizar o IE8.
Visual Renovado
Um dos principais motivos que faziam com que os usuários abandonassem o navegador oficial do Windows era seu visual antiquado e pesado. Em tempos de design enxuto e tudo muito limpo, o IE insistia em uma fórmula ultrapassada. Mas agora o novo Internet Explorer traz uma interface reformulada e muito mais clean, adotando uma tendência que outros navegadores já vêm seguindo há algum tempo.
A diferença com a versão anterior é perceptível já na primeira vez que você abre o programa: em vez uma interface sobrecarregada de elementos e poluída visualmente, o Internet Explorer 9 traz uma aparência muito mais leve, com as abas localizadas na parte superior da tela, da mesma maneira que já acontecia com o Google Chrome e recentemente adicionada na versão RC do Mozilla Firefox.
Essa reestruturação é uma tentativa de eliminar um dos maiores problemas do browser: a lentidão. Com poucos objetos a serem carregados, o aplicativo não exige tanto do computador na hora da inicialização. Outra alteração foi na posição dos botões de ação, como “Favoritos” e “Configurações”, que foram realocados para a extrema ponta da tela. O mesmo aconteceu com a barra de endereços, que agora fica ao lado das guias, no topo da página.
Essas alterações eliminam uma grande porção de espaços não utilizados na interface, o que aumenta a área destinada à visualização de suas páginas. Além disso, como todos os ícones são muito discretos, você se mantém focado apenas àquilo que realmente importa: suas páginas.
Integração com Windows 7
Porém, não é apenas no visual que o Internet Explorer traz novidades. O navegador também ganhou novas funcionalidades, principalmente para quem utiliza o Windows 7 e sentia falta de uma integração maior entre o browser e o sistema operacional.
Se esse é o seu caso, pode começar a comemorar. O Internet Explorer 9 possui um sistema que permite a fixação de serviços de web e sites favoritos diretamente na Barra de tarefas do Windows, da mesma forma que já acontecia com programas. Com isso, você tem acesso facilitado às páginas que mais frequenta. Essa integração entre sistema operacional e navegador só foi possível com a incorporação do HTML5 na estrutura do código.
Assim, basta um clique para você estar dentro de seu email ou serviço de notícias que você mais gosta. Além disso, alguns sites, como o Twitter, têm uma integração ainda maior com essa função, permitindo que você realize ações diretamente por meio da barra.
Para adicionar essa novidade é simples. Ao lado do endereço da página, há um pequeno ícone com o símbolo do site. Ao arrastá-lo, ele automaticamente se transforma em uma espécie de botão. Então só é preciso que você o envie para a Barra de tarefas do Windows 7 para que ele vire um rápido atalho.
Sites mais acessados a cada nova aba
Outra novidade é a adição de uma página específica para quando você abrir uma nova aba. Em vez de trazer um texto padrão ou uma tela em branco, o IE9 lista os dez sites mais acessados no navegador, da mesma forma que já acontece com o Chrome. Deste modo, o tempo que você leva para acessar seus endereços cai drasticamente.
Ao contrário do navegador da Google, o Internet Explorer 9 exibe uma pequena barra colorida abaixo de cada miniatura, indicando a frequência com que você entra em cada um daqueles sites. Isso permite uma maior organização da página, além de tornar o clique muito mais intuitivo.
Mais organização em seus downloads
Para os apaixonados por downloads, uma ótima novidade: agora o IE9 também possui um gerenciador próprio, que lista e deixa seus arquivos baixados muito mais organizados e fáceis de serem encontrados.
A diferença desta nova função em relação ao que já era feito pelos outros navegadores é a interface utilizada. O gerenciador da Microsoft traz todas as informações necessárias de maneira bastante condensada, mas sem deixar o usuário na mão. Isso significa que você visualiza o progresso do download de modo muito mais sucinto e organizado.
Além disso, ele realmente faz a função de gerenciamento funcionar de verdade. Caso você feche o navegador sem que o download esteja concluído, fique tranquilo, pois é possível continuar o processo exatamente de onde parou.
Melhoras técnicas
Apesar das novidades visuais e funcionais, o grande destaque do Internet Explorer é a melhoria que o navegador recebeu nas partes técnicas. Essas alterações são a grande aposta da Microsoft para o aplicativo, deixando-o muito mais rápido que sua versão anterior.
O aumento na velocidade é algo que vem sendo anunciado desde muito antes do lançamento desta versão. Há alguns meses a empresa vem divulgando informações sobre o aperfeiçoamento dos motores do programa, além de exibir vídeos que comprovavam essa evolução.
O mais significativo deles era um vídeo que exibia um teste com o Acid3, uma suíte de aplicativos que coloca à prova toda a capacidade do navegador. Nele, o Internet Explorer 9 recebeu nota 95 em uma escala que vai até 100, enquanto sua versão anterior obteve apenas conceito 20.
Para obter esse resultado, a Microsoft aprimorou a compatibilidade do browser com os formatos HTML5 e CSS3, o que fez com que ele rode de maneira muito mais fluida em sites que já utilizam esses padrões, sobretudo com as tags de aúdio, de vídeo e de canvas. Dessa forma, muitas páginas deixam de ser carregadas de maneira truncada, permitindo uma navegação mais leve.
A outra é a alardeada aceleração via hardware, considerada como a grande tendência para os navegadores da próxima geração. Ela funciona utilizando a placa gráfica do computador para dar uma turbinada no carregamento de elementos, deixando o processador livre e o PC mais rápido.
No Internet Explorer isso já começa a ser utilizado e a diferença é perceptível logo nos primeiros instantes de uso. Se você utilizou as versões anteriores do navegador e detestava a lentidão com que os elementos eram carregados, fique tranquilo, pois esse problema ficou no passado.
Uma comparação feita pela equipe de desenvolvedores colocou, simultaneamente, dois vídeos de alta resolução em HTML5 em um netbook já equipado com o Internet Explorer 9. Percebeu-se que houve um consumo mínimo da capacidade de processamento do computador. Enquanto isso, um único filme em outro navegador fez com que o aparelho fosse ao seu extremo.
O potencial gerado por essa tecnologia já é algo observado por desenvolvedoras de hardware, como Dell, Asus e NVIDIA. Além disso, a Intel já se pronunciou e informou que sua próxima geração de processadores, com arquitetura Sandy Bridge, vai integrar-se perfeitamente às GPUs, deixando-as mais rápidas. Isso faria com que navegadores, como o IE9 ficassem ainda mais turbinados e potentes.
Mais segurança
O Internet Explorer sempre foi alvo de ataques, porque não possui um sistema de segurança tão avançado quanto seus rivais. Pensando nisso, a Microsoft lançou atualizações bastante interessantes nesta versão RC do navegador. Começando pela segurança nativa, agora o IE também conta com recursos de proteção da privacidade e promete atualizações de segurança mais frequentes.
Como instalar
A instalação do Internet Explorer 9 é feita em duas etapas. A primeira é ao baixar o pequeno instalador, disponível ao clicar no botão de download desta página. Uma vez baixado, basta executá-lo para que o navegador seja, de fato, adicionado ao seu computador.
Além disso, após o término da instalação é preciso que o computador seja reiniciado para atualizar o sistema e fazer com que todas as alterações sejam ativadas. Para usuários do Windows Vista, entretanto, é preciso utilizar um arquivo específico para o sistema operacional.
Gratuito
Tamanho: 19,00 MB
Sistema: Windows Vista/7
Empresa: Microsoft
Tamanho: 19,00 MB
Sistema: Windows Vista/7
Empresa: Microsoft
1 comentários:
amigo introduza o script depois o /script
Postar um comentário